top of page

Steam Playthrough

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 5 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

Ainda no pós-Thanksgiving (23/11) na Legion conseguimos encaixar mais um jogo. Um clássico do Martin Wallace de 2002 que foi atualizado com várias modificações para facilitar a jogabilidade em 2009, e publicada pela Mayfair la no USA: Steam


Em Steam você está tentando construir uma rede de trem para transportar produtos (cubos de cores diferentes) da cidade onde eles foram produzidos para a cidade onde serão consumido. Em cada entrega você pode melhorar o seu income por turno, ou marcar pontos de vitória - o jogo na fala como se relacionam, mas eu imagino sendo dividendos para o dono da empresa. Além disso, no fim do jogo, cada trecho completo de estrada de ferro completa você ganha mais pontos de vitória.


Uma das vantagens da versão de 2009 do Steam é que o Martin Wallace criou um modo para beginners do jogo, onde ele reduz o gasto de dinheiro por turno, e flexibiliza a tomada de empréstimos. Com essas mudanças é bem mais difícil de um jogador ir a falência, além de acelerar o jogo por reduzir fases e potencial para AP (analysis paralysis). Claro, que para jogadores experientes, o jogo ficou bem mais fácil e não tão excitante, mas para mim uma troca justa por facilitar a entrada de novos jogadores nesse estilo de de jogos. Adicionalmente, a nova versão deu uma "limpada" na forma forma em que as cidades recebem novos cubos, fazendo o jogo fluir de um modo mais dinâmico, natural e sem fator aleatório durante o progresso do jogo.


Sentamos 4 jogadores para uma partida com o jogo simplificado em que jogamos em 8 turnos. Eramos:

  • Michel - Marrom

  • Afonso - Preto

  • Igor - Verde

  • André - Branco

Usamos o mapa básico para 4 a 6 jogadores. A distribuição inicial de cubos (quero dizer bens) foi um tanto fraca, pois haviam poucas entregas possíveis para locomotivas de poder 1 ou 2.

Final da terceira rodada

O Afonso logo tomou posse da vertical no lado esquerdo do mapa. O Michel foi controlar o lado direito do mapa. Com isso eu concentrei minhas rotas no no meio do mapa para tentar ganhar uns pontinhos extras nos transportes grandes no fim do jogo. Infelizmente, nessa parte do jogo o Igor ficou uns dois turnos para trás enquanto assimilava a pegada do jogo, e com isso não conseguiu colocar uma rede de trens muito boa no início da partida.


Na quarta rodada, o Afonso começou a converter os transportes em ponto de vitórias, o que causou eu e o Michel a fazermos o mesmo imediatamente. Infelizmente, o Igor ainda precisou mais uma rodada antes de estar positivo e poder começar a marcar pontos. Notem que essa é uma mudança nessa versão do jogo. Nela, você decide na hora que transporta um bem se ele vai virar income, ou se ele virá pontos de vitória. Na edição original era uma trilha única que o os pontos e o income eram unificados - como ainda é feito no Railways of the World.


Nesse ponto também ficou claro como foi ruim os cubos iniciais das cidades, e isso forçou o uso das ações de resupply e fundar novas cidades muitas vezes para manter nossa habilidade de transportar produtos.

Outro fato interessante que ocorreu no jogo foi que Afonso e eu tentamos focar em fazer entregas, enquanto Michel foi caçar pontos de vitória fazendo o maior número de conexões possíveis no lado direito do mapa, pois ele rapidamente consumiu todos os cubos que estavam a seu alcance, e realmente não queria me dar pontos para consumir aquele cubo amarelo que sobrou no mapa até o fim do jogo.

Fim da sexta rodada

No fim do jogo, as pontuações ficaram bem próximas, e mesmo tendo um início de jogo complicado, o Igor conseguiu se recuperar e fazer um placar bom ao construir no sul e no norte do mapa para fazer algumas entregas e, principalmente receber pontos em entregas de de outros jogadores por não ser percebidos como uma ameaça. E isso permitiu ele ficar bem mais perto no placar final do que ele mesmo esperava.


O Michel com o plano de ter muitas rotas, marcou bastante ponto, mas não o bastante para me passar no final, pois eu acabei como uma rede quase tão grande quanto a dele, e tinha vantagem nos pontos da entrega.

Fim de Jogo

No fim, foi divertidíssimo tirar a poeira desse clássico de um dos meus designers favoritos, e ver que o jogo envelheceu bem, e foi muito bem recebido. Melhor de tudo, a parte durou um pouco mais de 90 minutos, um tempo muito bom para um jogo de Steam com todos menos eu sendo marinheiros de primeira viagem.

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page