Jogando Vasco da Gama e outros
- Metelo
- 4 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Essa quinta passada (1/11) consegui dar uma escapada para jogar durante a tarde na Legion CG. A princípio era para jogarmos apenas Vasco da Gama.

Mas como todos tínhamos um pouco mais de tempo deu para adicionar mais alguns jogos ao encontro.
Três jogos muito interessantes e todos com pegadas diferentes que foram novos para mim. Pessoalmente, como sou um "sucker" para jogos de civilizações, o que eu mais curto foi o Flow of History, mesmo com um tema bem levinho.
De qualquer modo, voltando para o Vasco da Gama, tínhamos a mesa completa, com quatro jogadores para encarar as 5 rodadas tentando construir navios, recrutar tripulação / capitão, receber visitas e enviar navios para sua destruição certo - ops, quero dizer explorar o novo mundo e as Índias. Como éramos 4 jogadores, o jogo ficou muito, muito apertado. Das 20 pedras usadas para alocar um trabalhador, apenas 4 sobram. O que faz alguns turnos serem muito caros para quem ficar com as ações com número baixos.
Os jogadores eram:
Luiz - Amarelo
Will - Vermelho - já tinha jogado algumas partidas
Marina - Azul
André (eu) - Preto - já tinha jogado algumas partidas
A primeira rodada colocou o peão de ação grátis na casa 13, e isso acabou atrapalhando muito alguns jogadores (principalmente a mim, que não consegui navios). Tanto o Luiz, como o Will e a Marina conseguiram navegar um navio, e tiraram proveito dos personagens para preparar para o turno

Durante a segunda rodada, eu consegui recuperar e lançar dois navios. Enquanto isso Will e Marina organizaram seu segundo navio. Infelizmente o Luiz ficou travado, não conseguiu navegar o seu segundo navio, e para piorar o navio original não conseguiu avançar para o próximo porto. Pelo menos ele armou para ter um terceiro turno melhor.

Já no turno 3 e 4, quem se atrapalhou foi a Marina que ficou bem para trás mas com os recursos para recuperar-se no turno 5. Eu cometi um pequeno erro tático e aloquei uma ação fora de ordem (muito fácil de fazer) e que me custou um navio no fim do jogo. No turno 3, foi a primeira vez que tiraram a ação extra de mim no jogo, o que é um bônus muito bom, mas eu resolvi não brigar por ela porque tinha várias outras ações que eu precisava focar em.

Já no fim do jogo, eu consegui lançar 2 navios no topo dos portos, o que me permitiu abrir uma boa vantagem no jogo. Já o Luiz foi completamente bloqueado pela Marina, e não conseguiu navegar no turno 5, o que infelizmente o tirou do jogo. Enquanto isso a Marina usou seus navios para bloquear o Will, e tirar toda diferença entre ela e os dois jogadores e ficar na frente deles. Foi um turno incrível dela.

Fiquei muito feliz que todos curtiram o jogo e querem jogar novamente, pois é um jogo elegante, muito apertado, com muito espaço para interferir com os planos dos amiguinhos. Vejam a opinião do Luiz ainda no começo do jogo.

Realmente, a pernada que você levou da Marina foi traumática. A sua cara quando percebeu o que ocorreu foi incrível. No mínimo ela deveria te dar alguma forma de compensação, ainda mais você passando o Targi para ela. Foi um tanto rude mesmo. KKKKKKKKK
Geralmente eu não comento em posts, mas esse não deu! Kkkkkk
Já marquei o psicólogo pq o último turno do Vasco da Gama foi traumatico pra mim. Kkkk
Parabéns aos participantes!