top of page

Tzolk'in Playthrough

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 28 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Continuando a jogatina do pós Thanks Giving (Dia de Ação de Graças) da sexta (23/11) na Legion Card Games no centro de niterói durante a tarde até sermos expulsos da loja. Dessa vez vamos falar do Tzolkín.

O Tzolk'in é um jogo de Rondell em que as ações do Rondell ficam mais "poderosas" de acordo com o tempo que o trabalhador fica numa roda do calendário. Cada uma das posições do calendário foca em um tipo de ação.

Em Palanque os jogadores coleta milho (dinheiro do jogo) ou madeira. Em Yaxchilan você coleta os demais recursos - pedra, ouro, caveira de cristal. Em Tikal você faz construções e desenvolve tecnologias. Em Uxmal você contrata novos trabalhadores e faz trocas de recursos. Por fim, em Chicken Itza, você faz tributos aos deuses enterrando caveiras de cristal em cavernas.


Durante o seu turno você pode colocar um ou mais trabalhadores nas rodas pagando milho, ou remover um ou mais trabalhadores para executar as devidas ações. Após fazer um ou o outro, você avança a roda central que vai mover todos os trabalhadores nas rodas secundárias. Assim que a roda der uma volta completa a partida acaba, e quem tiver mais pontos de vitória ganha o jogo. Mas, a cada 90 graus que o calendário roda, o jogo executa uma fase de alimentar os trabalhadores ou bonificação dos templos.


Mecanicamente, o jogo é bem simples. Contudo você tem uma gama de opções estratégicas, com escolhas difíceis devido a questão do tempo que você pode deixar um trabalhador em um local, a necessidade de remover ou adicionar trabalhadores todo turno, e a gerência dos recursos necessários para executar as ações desejadas.


Para a partida, sentamos:

  • Michel - Vermelho

  • Will - Verde

  • Andre - Azul

Lembrando, que para 3 jogadores, o adicionamos uns trabalhadores amarelos para ocupar espaço no tabuleiro. Após a seleção de recursos naturais ficamos com o tabuleiro da seguinte forma:

Setup Inicial do Jogo

Tanto o Michel como o Will, logo de cara foram construir seu engine de recursos para transformar em pontos através do prédios. Como eu comecei com um avanço na tecnologia ligada as caveiras de cristal, eu tentei me posicionar para avançar na track religiosa e enterrar caveiras.


Falo "tentei", porque cometi múltiplos erros de posicionamento dos trabalhadores que tudo acabou fora de sequência, e basicamente só consegui pagar a comida dos meus trabalhadores, avançar dois espaços no templo e posicionar para pegar meu quarto trabalhador no começo da segunda fase do jogo. Resumindo: nada de útil.

25% da partida completa

Na segunda fase, tanto o Michel quanto o Will começaram a focar em transformar os recursos em prédios. Ambos pegaram prédios voltados para poderes para melhorar ainda mais o engine que eles construíram. Enquanto isso, eu consegui, finalmente, sequenciar minhas ações corretamente, e consegui avançar o plano. Infelizmente, até a metade da partida não tinha conseguido enterrar nenhuma caveira de cristal. Mas ao menos eu enxergava uma luz no fim do túnel.

50% da partida completa

Na terceira parte da partida, as peças finalmente se encaixaram, e consegui criar um belo engine de gerar e enterrar caveiras e tomar uma liderança clara nos templos. Já o Michel e Will meio que travaram, pois os prédios que eles queriam não chegaram nessa fase, e eles tiveram problemas em converter os recursos em pontos.


A partir desse ponto o Wil resolveu começar a enterrar caveiras por não ver boas opções de pontuação para pontuar nos prédios, e o Michel continuou com a estratégia de construir prédios. Infelizmente, por uma questão de timing, ele não conseguiu pegar um dos prédio que daria 20 pontos para ele, e isso realmente atrapalhou bastante o placar final dele.

Volta no calendário completa

Confesso que fora os templos e alguns recursos, não tinha muitos pontos para marcar, e estava preocupado que o Michel poderia me alcançar. Mas após ele perder o prédio que daria a ele muitos pontos, eu fiquei confiante que a liderança era grande o bastante para garantir minha vitória.

Placar Final

Mas ao adicionarmos os pontos do fim da partida, foi uma surpresa, nem o Michel nem o Will tinham muitos pontos para serem marcados, e minha liderança aumentou consideravelmente.


Definitivamente, alguma coisa fora do normal ocorreu nessa partida. Pois eu sei que falhei na execução durante a primeira metade da partida, e o Will e Michel tiveram problemas de converter a liderança de recursos que tinha, em pontos de vitória. De acordo com tudo que consegui descobrir sobre estratégias do jogo, definitivamente indicam que esse foi um resultado atípico - graças a Deus, pois do contrário seria um problema grave no jogo.


Além disso, ao conversar com um amigo que tem muito, mas muito mais experiência com o jogo, ele mencionou que é comum um erro pequeno de sequenciamento ou planejamento causa um atraso enorme no jogo, e que quando e na segunda metade, isso se torna muito mais grave que no começo. Logo, espero que isso tenha sido o nosso problema, e que infelizmente ainda não temos a experiência o bastante para identificar onde ocorreu para o Will e o Michel, pois o meu vou tão óbvio, que todos concordamos onde ocorreu, mas mesmo assim tive tempo de reorganizar tudo e implementar alguma forma de plano.


Com certeza, Tzolk'in é um jogo que preciso, e quero jogar mais, e que deveria ter seguido a dica do meu amigo Greg Wyman, e ter jogado a muito tempo atrás.

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page