top of page

Fazendo espaço no meu Top 10.. SpaceCorp

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 25 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

O Top 10 de um jogador é uma coisa séria, que incinta respostas emocionais durante conversas mais quentes sobre o assunto. Em geral as pessoas criam seu Top 10 com base em um critério que pode ser defendido pelo seu criador. Cada um com uma com sua própria fórmula que é usda para justificar a posição de cada jog na Lista. Afinal de contas, se não houver um critério específico da razão para o jogo estar na lista, a lista não passa de uma sequência randômica de jogos.


Para a minha lista, o principal critério é o esforço eu estou disposto a fazer para jogar os jogos da lista. Afinal, sou um grande defensor de que a preguiça é uma das duas forças que propulsionam a humanidade para frente. Por exemplo, para jogar TI3 - meu Top 1 - eu organizo uma festa de aniversário todo ano para jogá-lo. Adicionalmente, tenho um critério secundário na lista: o quanto minha esposa curte os jogos - infelizmente TI3 recebe zero pontos neste critério.


De vez em quando surge um jogo novo que após uma ou duas partidas faz você começar a se questionar se ele vai ou não ocupar uma das posições do seu Top 10. Eu não estou falando de jogo com um "hype" gigante com o Teotihuacan, Architects of the West Kingdom ou mais recentemente o Wingspan. Todos excelentes jogos, mas mesmo antes de jogar, eu já sabia que não seriam candidatos ao meu Top 10. Mesmo sendo jogos excelentes eles não seriam mais do que jogos q eu levo para um gameday e sugiro de jogarmos. Se não tiver quorum, beleza, jogamos outra coisa.


Mas pela segunda vez com jogos de 2018, foi isso que ocorreu quando recebi o Spacecorp. Mesmo sendo um jogo de 3H, na mesma hora que acabei a primeira partida já estava pronto para jogar novamente, só não joguei novamente porque a Legion ia fechar antes de terminar a segunda partida. Pior ainda, mesmo não sendo fã de jogos solo, ja encarei o jogo em modo solo, e não achei ruim - é o fim do mundo.

Desde então toda vez que vou jogar estou carregando o jogo, e sempre tentando joga-lo, mesmo com o jogo levando quase 3 horas. Parece que o Spacecorp será o segundo jogo de 2018 que entrará no meu Top 10.


Mas o que é o Spacecorp? É um jogo de exploração espacial em que cada jogador controla uma empresa que vai explorar o sistema solar e as estrelas mais próximos de nosso Sol para maximizar o seu lucro. O jogo é enorme, a caixa vem "entupida" de componentes do jogo, chegando a pesar 5 Kg antes de aberto.

Conteudo da caixa do SpaceCorp

O jogo tem 1 tabuleiro para cada uma das suas 3 fases. Cada um representa diferente fases do programa de exploração espacial que cada uma das empresas têm para serem a empresa mais lucrativas no fim do jogo.


Mecanicamente, Spacecorp é um jogo Econômico e Exploração que baseia-se em gerenciamento de mão e movimentação de ponto a ponto para obter pontos de vitórias - lucro.


Em seu turno, você executa uma das seguintes ações:

  • Move: Mover de um local para outro

  • Explore: Em um local com espaço para discovery, vc sorteia uma discovery

  • Build: Construir uma base - tem uns 10 tipos de bases diferentes

  • Research: Comprar cartas

  • Produce: Produzir pontos nas suas fábricas e attractions

  • Genetics: Avançar o marcador de Evolução Genética

  • Revelation: Avançar o marcador de Breakthroughs Tecnológicos

Em geral, ser o primeiro a completar um objetivo gera lucro (Pontos de Vitória) para você, assim como usar fábricas e atrações para produzir e explorar os vários locais no mapa também geram lucro. Por ultimo, descobrir novas áreas de interesse econômico também gera pontos de vitória.


Mesmo com apenas 2 mecânicas básicas e vários componentes, o design do Spacecorp gera um jogo que força muito improviso, soluções criativas para os problemas que o ocorrem e tomada de decisões que tem consequências de longo prazo dentro do jogo, pois o que você faz em uma era impacta sua posição na próxima hora. Para complicar as coisas, como todo bom jogo, durante uma era você não tem tempo de fazer tudo que você quer e é obrigado a focar em metas que podem ser realisticamente alcançadas.


Se o jogo realmente tiver a rejogabilidade que aparenta ter, ele realmente vai me forçar a modificar o meu Top 10, e definitivamente marcar 2018 como um excelente ano para alguém com um gosto similar ao meu.

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page