top of page

Twilight Imperium e expansões.

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 17 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

Chegou a hora da primeira review no Blog. Pensei bastante sobre qual seria o jogo ideal para fazer a review, e obviamente tinha de ser o meu jogo Favorito. Twilight Imperium (TI), e suas expansões da versão 3 - TI3. As expansões são inclusas porque elas adicionam muito, mas muita coisa no jogo. Obviamente, vou falar sobre a edição 4 - TI4 - e farei comparações e comentários.



Tanto TI3 como TI4 são jogos que vem em caixas bem grande (principalmente TI3) e trazem uma quantidade enorme de miniaturas, cartas, cardboard e um manual consideravelmente longo (mais de 100 páginas no TI3 com as expansões).



De modo geral as expansões adicionam novas unidades, novas raças, novas cartas, novos hexes para a formação da galáxia e novas Strategy Cards. Adicionalmente novas mecânicas são introduzidas - tropas de elite, tropas mecanizadas, Capital ships (parte do jogo básico em TI4), artefatos, Voice of the council e vários outros módulos opcionais que podem ser adicionados a uma partidade..


É muito difícil descrever TI3 ou TI4 como qualquer coisa menos que um jogo épico. Ele ocupa muito espaço na mesa, cada partida gera uma narrativa única que é lembrada e discutido muito depois da partidade terminada. Com tudo, dependendo das opções (o jogo é modular) é muito fácil criar uma partida que leve 8 ou mais horas.


Apesar de o jogo transmitir essa imagem de um jogo enorme, o jogo em si é bastante simples. O objetivo é ser o primeiro a atingir uma quantidade pré-determinada de pontos de vitória. O jogo fornece várias maneiras de adquirir pontos de vitória, mas a maioria virá de objetivos públicos e privados (1 no jogo básico, e 2 com o módulo de objetivo preliminar).


Mecanicamente, o jogo e muito simples. Cada jogador recebe uma raça com poderes assimétricos e posicionam as tropas iniciais no Home system da raça. Pega as tecnologias iniciais e coloca como completas e daí o jogo começa.


No começo de cada turno, os jogadores selecionam uma Strategy Card que dará uma habilidade para eles, e outra habilidade menos poderosa para os oponentes. Essa carta traz um número que indica sua posição no turno.



Após selecionada a Strategy Card (SC), os jogadores vão, em ordem crescente da sua SC, executar uma ação. Essa ação pode ser: usar um poder especial da raça; usar uma carta de ação; usar a habilidade primária de sua SC; ativar um sistema.


Essa última ação - ativar um sistema - é como naves se movem, batalhas ocorrem e construção ocorre. Note que qualquer elemento em um sistema com um marcador de ativação está travado naquele sistema até o fim do turno, e o mesmo sistema não pode ser ativado se já tiver um marcador de ativação seu - sim, tem como tirar marcadores de ativação do tabuleiro para voce poder ativar algum elemento múltiplas vezes no mesmo turno.


Note que habilidades como politica, pesquisa, diplomacia são fornecidas pelas SC, e como tal são ativadas quando o jogador que as selecionou ativar a sua SC. Note que a ativação da SC é a única ação mandatório em um turno. As outras são todas opcionais.


Quando o último jogador passar, o turno termina, e em ordem das SC os jogadores tem chances de marcarem pontos através de objetivos públicos e privados, os marcadores de ativação são removidos e o próximo turno inicia se nenhum jogar tiver atingindo o número de pontos de vitória previamente acertado.


O jogo se torna épico na hora que as interações entre os jogadores, as 40+ tecnologias, os acordos comercias, e a votação em leis começam a interagir, criando um labirinto que não necessariamente tem uma resposta ótima, mas que você está procurando sair dele melhor que os oponentes. Muitas vezes, sem nem precisar utilizar suas forças militares, pois TI não é um war-game em que a vitória vem através de batalhas, e sim onde o militar e apenas mais um recurso diplomático.


Claro que o jogo tem suas falhas: o sistema de combate e similar ao de Axis & Allies e vários outros jogos. Por isso, a sorte e um fator grande em uma batalha. Se mal administrado, uma partida poderá durar muito tempo. A minha mais longa levou 14 horas, e eu nunca mais quis repetir a experiência - Prometo um post futuro sobre como reduzir o jogo para 2:30 a 3:30 h.


O que nos leva a grande questão para alguém interessado a começar a jogar TI: qual edição comprar? TI4 realmente facilitou várias coisas em relação a TI3. Para mim, a maior das mudanças foi na parte política, que foi mudada para a fase de limpeza no fim do round. Mudanças ocorreram também na estrutura das tecnologias, como comércio funciona e em vários elementos que eram base das expansões passaram a ser parte do jogo base em TI4. E claro, as miniaturas estão muito mais bonitas



Já TI3 tem a vantagem de possuir múltiplas expansões com vários módulos que não estão disponível para TI4 até o momento. Alguns podem ser facilmente adaptados, mas outros nem tantos. Pessoalmente senti falta de: Distant Suns, Age of Empires, Artifacts, peças para ate 8 jogadores, Leaders, Infantaria mecanizada. E essa não e a lista completa.


Pessoalmente, por já ter todas as expansões eu ficarei com TI3, mas saindo expansões provavelmente migrarei para TI4. E essa e a grande questão que a Fantasy Flight não respondeu.


Sobre uma versão brasileira do jogo, bem a Galapagos anunciou em 2017 que o jogo seria lançado por eles, mas infelizmente ja estamos no final de 2018, e nada do lançamento. O que me deixa muito triste, mas parece ser a o modo de operação das editoras no Brasil.


Se você estiver em Niteroí ou nas redondezas, e quiser experimentar uma partida, so entrar em contato, que podemos marcar para jogar. Garanto que o jogo durará entre 2:30 a 3:30H.

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page