top of page

Top 10 Jogos ESSENciais de 2018

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 31 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Essen representa a grande feira mundial em que novos jogos são lançados. Em 2018 foram lançados mais de 1000 jogos e expansões durante feira (1208 segundo o BGG). Com essa quantidade, é impossível não escapar um outro jogo espetacular que foi lançado ou anunciado durante a feira. Isso sem contar em jogos que foram para Essen como novidade, mas já eram conhecidos da Origins e Gencon (Estou olhando para você Coimbra!).

Por isso quero compartilhar os 10 jogos lançados na Essen 2018 com que eu estou mais empolgado. Note que vários já estão disponíveis para compra, alguns ainda estão em KickStarter, e alguns eu já até recebi lá em Atlanta.


Sendo assim:

# 10 - Monumental: Eu sou um "sucker" para jogos de civilização. Esse combina deck building com area control tipo o Cry Havoc, mas com um combate bem simplificado. Esse é um jogo que so sairá via KS - termina dia 21/11.


# 9 - Europa Universalis: Esse e um 4X com um tom de civilização durante a era das descobertas. Confesso que apesar de estar super empolgado com o jogo, não sei se tenho grupo para jogar constantemente, e com certeza irei priorizar TI ou Starcraft sobre ele.


# 8 - Endeavor Age of Sail: Esse é um reprint que muda a estética do jogo, provê um mapa extra e módulos novo para um jogo excelente que está OOP (Out of Print) a quase 10 anos. Eu tenho o original, mas só o novo mapa já seria uma tentação.


# 7 - Coimbra: Alocação de dados. O conceito de dados maiores ficarem mais caros mas deixar você ativar primeiro é muito interessante. Os múltiplos usos do dado em um turno adicionam mais um elemento na escolha dos dados.


# 6 - Architects of the West Kingdom: Alocação de trabalhadores, com um muitos trabalhadores por jogador. Isso gera a pressão de continuar intensificando a mesma ação, ou começar outra ação com retorno menor. Além do amiguinho poder prender seus trabalhadores se o grupo for muito grande em um único local.


# 5 - 7 Wonders Armada: Tenho todas as expansões exceto Babel, que não curtimos muito. É interessante que nessa expansão temos interação com outros jogadores além dos vizinhos.


# 4 - Barrage: Alocação de trabalhador com um sistema interessante de prender as ações e os recursos até um ponto mais tarde do jogo. O fato de a informação sobre onde e quanta água estará disponível faz o jogo ser muito estratégico. Barrage ainda está no KS.


# 3 - Gùgõng: Alocação de trabalhador com um twist baseado na história chinesa onde suborno era feito via trocas de presente. Minha grande preocupação e o quão grande e a salada de pontos.


# 2 - Dice Settlers: Eu sou um sucker por jogos 4X. Esse é um dos primeiros exemplos da leva nova de jogos 4X que são jogados em menos de 1h, por isso peguei o KS dele. Felizmente os dados são facilmente manipulável através de múltiplas opções do jogo


# 1 - Teotihuacan: Rondell, worker placement e multiplos caminhos para a vitória. É comigo mesmo. Já tenho até uma review do jogo.


Menção honrosa, a nova expansão de Concordia - Venus. Infelizmente o foco da expansão é em teamplay, e isso fez eu perder muito o interesse na expansão. E olha que Concordia é um dos meus jogos favoritos do Gerdts.


Felizmente, estou pegando as versões americanas, assim não preciso sofrer com a espera pela boa vontade das editoras nacionais para traduzir (reduzir o valor para mim) e trazer os jogos para o Brasil.


Outra coisa interessante, é muito jogo de Work placement. Além da inovação do uso de dados de múltiplas maneiras, existem bastante variações em como os trabalhadores são alocados e retirados, criando assim um enorme espaço para design de jogos focados nessa mecânica.


Quais foram os seus favoritos?

1 Comment


Metelo
Metelo
Oct 31, 2018

Mudei o título de acordo com uma dica do grande Claudio (Lotus do Rising Sun). Ficou um pun bem legal

Like

©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page