TI3 em 2:30 a 3:00 horas
- Metelo
- 2 de nov. de 2018
- 4 min de leitura

TI (Twilight Imperium), seja a terceira ou quarta edição, é um jogo infame devido ao tempo que o jogo pode levar. Não é incomum uma partida levar 10 horas. É muito comum histórias de partidas que levaram 14, 16 horas. O engraçado, é que para wargamers, 16 horas não é quase nada - vide o jogo The Campaign for North Africa que tem um tempo de jogo de 1.500 horas.
Entretanto, para os tempos modernos - The Campaign for North Africa é um jogo de 1979 - é muito complicado manter um grupo de jogo junto por tanto tempo em apenas um jogo. Especialmente para pessoas acostumados com jogos Euros leves ou médios que tendem a durar entre 45 a 75 minutos.
Eu vou ser honesto, no começo, minhas partidas duravam 6 a 7 horas como todo mundo. Até uma partido com 8 jogadores que levou 14h, e todos na mesa acharam que isso era demais. Nesse momento eu comecei a jornada de achar um modo jogar TI em menos de 4 horas. Após umas 4 partidas de teste, chegamos numa configuração para o jogo que a partida leva entre 2:30 a 3:00 horas com 5 jogadores. Por incrível que pareça, a partida mais rápida levou apenas 90 minutos e resolvemos jogar TI novamente na mesma tarde - apenas trocamos o mapa e raças - o melhor dia de jogatina da minha vida, 24 de Julho de 2011.
O sucesso desse conjunto de módulos foi tal com o meu play group la no USA que nós simplesmente abandonamos Eclipse, pois nunca conseguimos terminar uma partida em menos de 3 horas. Inclusive isso causou a venda da minha cópia de Eclipse com várias expansões a alguns anos atrás. E já tive a chance de testar aqui no Brasil 4 vezes com o mesmo sucesso.
Qual o segredo:
Inclusão de módulos opcionais que ajudam o jogo a fluir mais rapidamente.
Remoção de módulos que tendem a alongar o jogo.
Paralelismo na execução de ações - se alguém vai construir, a jogo continua enquanto a pessoa constrói. Isso reduz bastante o downtime, e muito raramente ocorre de o jogador ter de esperar o fim de uma construção para executar a sua ação - um ataque por exemplo.
Para todo jogador novo, solicitar que eles vejam o vídeo de como jogar o TI3 na internet e chegar uns 30 minutos antes para esclarecer qualquer dúvida e cobrir os módulos não padrão usados no jogo.
Note que praticamente todos os módulos são parte do jogo base ou das expansões e quase nenhum dos deles são regras de fora do material da Fantasy Flight - eu mesmo não sou muito fã de house-rules porque dificulta inclusão de novos jogadores que já tem experiência com os jogos. Nos momentos que eu mencionar uma opção não parte das regras indicarei com texto em itálico.

Sem mais demora, os módulos usados:
Partida até 9 pontos - parece bobeira, mas isso corta o tempo de jogo em 1.5 turnos na média, o que salva em torno de 45 minutos.
Usar Imperial II e Age of Empires - Imperial II permite acelerar o jogo via múltiplos objetivos públicos, enquanto Age of Empires disponibiliza os objetivos públicos desde o primeiro turno. Com isso você pode planejar o seu jogo do começo ao fim e a ordem em que você completará cada objetivo.
Jogar com Technology II, Trade II - Essas strategy cards simplesmente aceleram os recursos e tecnologias no jogo, permitindo que os jogadores façam mais em menos turnos, acelerando o jogo. As demais strategy cards podem ser trocadas a vontade. Se você imprimir a Bureaucracy II, pode inclusive trocar Imperial II por ela. Note que Bureaucracy II é uma house rule e não faz parte das regras padrão do jogo.
Usar mapas Pre-built - O processo de criar a galáxia é muito divertido, já inicia a estrutura de alianças no jogo, mas é comum levar entre 60 a 90 minutos devido toda a negociação. Os mapas pré-construídos tiram esse aspecto do jogo, mas garantem posições parecidas para todos os jogadores e permite o setup do mapa antes do horário do jogo começar.
Posicionar Artifacts em locais estratégicos da galáxia - Os Artifacts geram pontos extras por controlar planetas no mapa. Ao colocar 2 ou 3 deles na mesa você incita um pouco de combate e fornece mais opções de pontos de vitória para acelerar o jogo. Na prática, notamos que isso reduz a necessidade de 1 ou 2 objetivos públicos para o jogador chegar a 9 pontos.
Usar os preliminary secret objectives - Fornece mais uma fonte de pontos para todos jogadores. Adicionalmente permitimos que o jogador faça o score do preliminary e o secret dele em qualquer ordem. Sei que é uma house-rule, mas ajuda a acelerar o jogo.
Usar Fast-start rules - Essa eu sei que é uma opção controversa, pois muitos dizem que afetam o balanceamento das raças. Mas vamos ser honesto, as raças não são balanceadas mesmo. E com isso economizamos 1 turno de jogo - ou 30 minutos na média.
Usar Facilities - Permite que você ajuste a produção e influência de seus planetas alavancando seus planos. Esse tem impacto pequeno, mas ao longo de 3 ou 4 turnos produz um impacto notável na corrida final para atingir 9 pontos.

Além dessas regras, confesso que jogamos com mais alguns elementos que curtimos que tem pouco ou nenhum impacto no tempo de jogo:
Encounter tokens - OK, eles atrasam um pouco, mas pelo menos temos um pouco de eXploration no jogo que teoricamente é para ser o rei dos 4X.
Todas as unidades - Pode parecer overwhelming para novos jogadores, mas é interessante ter as capital ships, mechanized e elite troops. Note q não jogamos com as space mines, pois elas atrasam o jogo bastante.
Tecnologia Racial - Dá mais personalidade para as raças.
Representantes políticos - Para dar um pequeno "spice" na votação, tornando assim a fase política menos entediante.
Lembrando, que essa variante é toda feita em cima de TI3, mas com um pouco de ajuste e fácil house-rule as regras para TI4, mas infelizmente, o jogo ainda não tem as expansões para fazer todas as regras serem parte do jogo atualmente. Age of Empires parece ser o mais problematicos dos módulos para transpor para Ti4, pois a nova versão usa mais objetivos secretos para cada jogador, o que pode acabar acelerando o jogo demais se você puder score múltiplos objetivos na fase final do turno e pode requerer manter o jogo em 10 pontos.
Comments