top of page

Rising Sun no Sábadão

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 21 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 24 de out. de 2018

Ontem, dia (20/10/18) jogamos uma partida de um dos meus jogos prediletos no play aqui do prédio onde moro - RISING SUN (2018) do Eric Lang na versão do KickStart.

Sim, essa é a versão do Kickstart, com a expansão dos dois clans extras, Kami Unbound e os monstros extras e exclusivos nessa única caixa. Tenho um amigo que sempre que vê a caixa quase tem um ataque cardíaco só de pensar nos "pobres" componentes.

A partida teve quatro jogadores, com os seguintes clans, em ordem de honra inicial:

  • Léo - Koi (vermelho) - Converte Ronins em moedas e usa as moedas não alocadas como Ronins durante a guerra.

  • Lenice - Sun (dourado) - Rouba um ponto e uma moeda quando ganha um empate por ter honra mais alta.

  • Cláudio - Lotus (rosa) - Pode escolher o mandato que quiser, e "esconder" qual mandato ele utilizou na sua jogada

  • André (eu) - Turtle (verde) - As fortalezas movem e participam do combate

Além disso, usamos as cartas do conjunto do bule para as estações e os seguintes Kami estavam em jogo (templo, e miniatura):

  • Tsokuyomi: Templo: Ganha 2 Moedas; Kami: Antes da guerra na província todos ganham 4 moedas.

  • Hachiman: Templo: Ganha 2 Ronins; Kami: Na província dele Ronins contam como 2 de força

  • Raijin: Templo: Coloca um Bushi em qualquer província; Kami: Somente Bushi e Kami adicionam a força na guerra.

  • Fujin: Templo: Mover 2 vezes; Kami: Dobra bônus de Harvest e quem ganha a guerra recebe o bônus de Harvest da província.

Note que jogamos com 2 monstros extras por season, e temos uma "house rule" que e ignorar as restrições de aquisição de Monstros para os clans do jogo básico e Lucky Gods pelos clans da expansão Dinasty Invasion. Desse modo, permitimos que todos os clans comprem qualquer monstro disponível durante as estacões, não precisamos nos preocupar com a origem do monstro. Até o momento não tivemos nenhum problemas, mas jogamos apenas umas 10 partidas até agora.


Esse foi o estado inicial do mapa. Notem que o Bis não durou nem metade da primavera.

Alianças foram formadas, e logo de cara Lenice montou um combo para ganhar pontos por estar em uma aliança. Eu com as tartarugas e Léo ganhamos virtualmente todas as províncias. Eu pelos movimentos extras dados pelo Fujin, e o Leo pelos poderes de usar as 23 moedas dele como Ronin. Olhem a situação do jogo após a War phase da primavera:


Notem o Sun Clan ja disparando na frente pelo engine de pontos e alguns Sepukkus durante as guerras.


A segunda rodada começou com novas alianças e um Train seguido de 3 mandatos de Recruit seguidos. Assim o tabuleiro passou de quase vazia para lotado antes mesmo da primeira phase de Kami. E os Kamis foram disputados pesadamente. Não ajudou que o Cláudio enterrou um Train como o terceiro recruit fazendo com que não fosse possível adquirir a segunda carta do verão. E isso permitiu a Lenice realmente abrir uma boa vantagem com o seu combo.


Dessa vez os outros clans conseguiram se posicionar melhor e as províncias ficaram distribuídas de uma forma mais igualitária, sendo que o Sun e Koi saíram perdendo, e pegaram apenas 1 token de província. Graças a muitos "Capture Hostages" permitidos pelas minhas fortalezas fui capaz de capturar 6 unidades e com isso aproximar do placar da Lenice. Além disso, pegar 6 moedas extra no Outono foi um ótimo bônus.


Na terceira rodada, as alianças ficaram a mesma, pois deixar Lotus e Sun se aliarem era perigoso demais para os outros clans, mas a ameaça militar imposta pelo Koi e Turtle foi o bastante para manter o status Quo no que diz respeito a alianças.


Com o dinheiro extra, e um pequeno suborno, múltiplos mandatos de Train foram executados no começo do Outono, permitindo ao Sun e Turtle comprar cartas de pontos extras no final do jogo. Infelizmente o Léo comprou o Kitsune - monstro que dá 6 pontos para quem ganhar a guerra na sua região. Digo infelizmente, porque ele posicionou o monstro em uma província que não teve guerra, e isso afetou o score dele no final. O placar deveria ter sido 6 pontos mais altos.

Outra coisa interessante foi a batalha gigante que se formou em OSHU. Notem o estado da província quase no final da fase da mandatos do Outono:

Confesso que essa foi a primeira vez que senti que não ter pego o playmat com o mapa maior oferecido no KickStart fez falta. Até essa partida não tínhamos tido problemas de espaço no mapa, mas com essa batalha foi complicado até calcular as forças de cada jogador na província.


Durante o Outono o time do Koi e Sun tiraram proveito de Harvests para marcarem bastante pontos através de efeitos de Kami e controle de regiões.


Assim, chegamos a fase de guerra no Outono com o jogo conforme a foto abaixo:


Notem a liderança significativa que a Lenice tinha. Felizmente, como ganhei o Seppuku em OSHU e capturei algumas peças dela fui capaz de reduzir a diferença de pontos para ser capaz de tomar a liderança no final do jogo.


No fim, por ter tokens de 6 províncias contra 3 provincias da Lenice e ter ficado com 3 pontos a mais que ela nas carta de bônus durante o inverno, fui capaz de passar a frente dela e ganhar por míseros 6 pontos. Segundo ela, pontos roubados via múltiplas vitórias no Take Hostage durante batalhas que participei apenas por ter os meus castelos na região ao longo das 3 estações do jogo.


Infelizmente Koi e Lotus não pegaram nenhum bônus de fim de jogo. Lotus acabou apenas com 4 províncias, por isso ficando em último. Já Koi, com superioridade de províncias marcou 32 pontos (6 diferentes) chegando perto, mas não o bastante para ultrapassar o Sun.


No final, foi uma partida excelente, que durou 2:30 h, muito disputadíssima, com muita negociação, e sem nenhum mandato de Betray.


E enquanto isso as crianças brincavam no pátio a vontade dando liberdade aos pais para completar esta aventura japonesa e então montar o quebra-cabeças que é colocar todos os componentes de volta na caixa básica do jogo.


E para terminar o dia, após a partida, pizza feita em casa e uma partida de Kingsburg (2007) com a expansão, um dos primeiros, senão o primeiro jogo de dice placement lançados.

2 Kommentare


Metelo
Metelo
21. Okt. 2018

Fala Erik.

Cara, querendo jogar, tanto eu como a Lenice adoramos o jogo, e tendo tempo livre podemos jogar.


Sobre as diferenças, existem coisas cosméticas, algumas coisas exclusivas do KS, e coisas que são expansões que são separadas.


As cosméticas são:

- As fortalezas plásticas (Principalmente as do Turtle Clan)

- Moedas de plástico (o KS tinha a opção de moeda de metal)

- Mandatos de plástico

- Tokens de Ronin de plásticas

- Bandeirinhas de plástico para ordem das guerras

- Tokens de Alliança de plástico


Exclusivas do KS:

- Fox clan (legais, mas muita gente reclama q ele e ao mesmo tempo OP e UP)

- Nove monstros (na página do KS tem a lista completa)

- Uma…


Gefällt mir

ERIK TALON
ERIK TALON
21. Okt. 2018

A versão normal pra do KS muda ou adiciona muito ao jogo? Esse é mais um que tá na fila...

Gefällt mir

©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page