Revisitando o meu Top 10 de Essen
- Metelo
- 23 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
No fim de Outubro eu fiz uma lista dos 10 jogos que mais me interessaram em Essen 2018. Quase 2 meses depois, e com vários deles já jogados, acho interessante rever como isso afetou a minha opinião, quais ficaram na coleção, quais não ficaram e quais ainda estou esperando.
Então vamos a lista:
# 10 - Monumental:

Mesmo sendo um sucker para jogo de civilization, é mais um deck builder, com controle de área que tinha um pledge de quase USD$200.00. Pelo preço eu passei o KS do jogo. Na verdade, não estou disposto a gastar USD$50.00 no Tyrants, que já joguei e gostei. O preço do Monumental foi a verdadeira razão para eu passar o jogo durante o KS.
Veredito: PASSEI.
# 9 - Europa Universalis:

Esse eu estava super empolgado pelo tema e por ser um jogo 4X. Mas já esperava passar ele por já ter uma quantidade grande de jogo 4X na minha coleção - e crescendo com a chegada do Heroes of Air Land and Seat da Gamelyn Games. Em teoria, é um jogo que viria direto para minha coleção. Na prática, ele provavelmente ia ficar pegando poeira no armário. A vantagem é que o KS ainda não começou, e aí é fácil mudar de ideia.
Veredito: PASSEI.
# 8 - Endeavor Age of Sail:

Essa é a nova edição de um jogo que eu já tenho e simplesmente adoro jogar. Mas o fato de já ter o jogo e um grande problema, pois a caixa antiga e bem menor e mais leve, mas falta o mapa reduzido e os "exploits" que vem na nova edição. A parte mais engraçada, é que a primeira edição está sendo vendida por mais que a edição nova. Em teoria eu poderia vender a minha cópia para pegar a nova. A dúvida e se vale ou não a pena trocar as versões.
Veredito: NA COLEÇÃO. Ainda não sei qual versão.
# 7 - Coimbra:

Esse ano saiu muito jogo de alocação de dados. Esse pareceu um dos mais interessantes do ano. Eu estou esperando a chance de jogar para então decidir se vem ou não para a coleção. Infelizmente não tive chance de jogar ele ainda. Outros jogos entraram na frente dele.
Veredito: Esperando a chance de jogar. Mas com o passar do tempo o interesse vai diminuindo.
# 6 - Architects of the West Kingdom:

Jogado, comprado, e mantido na coleção. A dinâmica de investir nas ações versus o risco de ter seus trabalhadores presos ficou muito legal. Sem contar a questão de seguir um caminho honrado ou do mal, pois isso gera escolhas difíceis e interessantes.
Veredito: NA COLEÇÃO
# 5 - 7 Wonders Armada:

7 Wonders continua sendo um dos meus jogos favoritos para draft. Com a expansão existe um aumento no alcance das interações - não mais apenas seus vizinhos a esquerda e direita. E para mim isso é muito bom para o jogo.
Veredito: NA COLEÇÃO. So falta pegar no USA.
# 4 - Barrage:

É um jogo de alocação de trabalhador com um sistema interessante de prender as ações e os recursos até um ponto mais tarde do jogo. A água movendo de represa para represa é muito interessante. Infelizmente o KS só sai em Abril de 2019. Veredito: ESPERANDO O KS. Depois testo o jogo e decido o que fazer.
# 3 - Gùgõng:

Mais um jogo de alocação de trabalhador com um twist baseado no passado da China. Felizmente o jogo não é um saladão de pontos. Infelizmente, parece ser muito scriptado por uma questão das regras do jogo.
Veredito: PASSEI.
# 2 - Dice Settlers:

Eu sou um sucker por jogos 4X. Esse é um dos primeiros exemplos da leva nova de jogos 4X que são jogados em menos de 1h, por isso peguei o KS dele.
Veredito: NA COLEÇÃO. Esperando Transporte do USA.
# 1 - Teotihuacan:

Rondell, worker placement e múltiplos caminhos para a vitória. É comigo mesmo. Já tenho até uma review do jogo. Infelizmente, o jogo parece forçar uma corrida na construção da pirâmide, e quem fizer de forma mais eficiente tenderá a ganhar. Honestamente estou ficando sem ideia de como ganhar sem focar muito na pirâmide. Se esse for o caso, realmente vou passar o jogo adiante
Veredito: NA COLEÇÃO. Mas ainda estudando se é realmente tão scriptado ou não. Realmente eu quero achar um jeito de não ser scriptado.
Resumindo, dos 10 lançamentos que mais me interessavam, devo ficar com 5 jogos na coleção. Isso dá uma boa margem de acerto no Top10. Notem que dois dos jogos eu passei realmente por uma questão de preço e falta de chance dos jogos verem mesa. O Endeavour eu não contém como acerto, pois já o tenho desde 2008 e a grande questão é a troco ou não a edição.
Outra coisa interessante, é que realmente não vi outros jogos de ESSEN que despertaram meu interesse ainda e muito provavelmente só o farão após eu jogar algumas partidas dos mesmos - o período de Hype de Essen acabou.
Comments