top of page

Por que criar esse Blog?

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 15 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de nov. de 2018

Desde 1999 eu estive fora do mundo de boardgames no Brasil. No meio de 2016 retornei para o Brasil. Obviamente, na mudança a minha coleção de jogos veio junto com a família

.

Confesso que foi uma surpresa muito agradável descobrir um evento mensal em Niterói, assim como múltiplos restaurantes que possuíam área para jogos assim como uma biblioteca considerável para os clientes utilizarem.


Além dessa gama de opções pude notar uma tremenda diferença entre a minha coleção e a coleção dos jogadores de boardgame aqui em Niterói. Mais uma coisa super empolgante da cena de boardgames em Niterói.


Infelizmente, com o passar do tempo, fui notando que as coisas não iam tão bem no mundo de boardgame em Niterói.


O primeiro problema é relacionado à razão das coleções dos Niteroienses serem tão diferentes da minha: a latência no lançamento e esforços de marketing de novos jogos no Brasil em comparação com o USA e Europa. Infelizmente existe uma defasagem muito grande entre o lançamento mundial e o lançamento brasileiro de um dado jogo. Aparentemente essa situação já foi muito pior, mas infelizmente ainda é um grande problema. Por exemplo, o Gaia Project foi lançado na Essen de 2017 só foi chegar no Brasil em agosto de 2018. Num mercado em que o hype dura poucos meses, com certeza muitas cópias nacionais vão encalhar porque os jogadores importaram sua cópia, ou até mesmo ou simples desinteresse por um jogo que já está no mercado a quase.


O segundo problema é a inviabilidade financeira dos encontros de jogadores. Infelizmente o público acha que eventos não custam dinheiro e tempo para organizar, e esperam que o evento seja gratuito. Qualquer menção sobre entrada para um evento já surgem reclamações - sim, eu vou falar sobre o DOF mais para frente. Por conta disso, tivemos a infeliz notícia do fim do Meeple infelizmente no começo de 2018. Hoje, Niterói não possui um encontro consistente para o público simplesmente comparecer e jogar boardgames.


O terceiro problema foi uma questão de administração e a comunidade Niteroiense saiu perdendo - pelo menos temporariamente. Infelizmente B&B Burgueria fechou no meio de 2018, deixando apenas a Dice como um local para comer e jogar. Foi uma pena, mas isso é a vida no capitalismo, empresas às vezes não dão certo, mas faz falta para nós jogadores.


Felizmente, a Legion parece continuar firme e forte, se tornando um ponto de encontro constante para permitir a comunidade a jogar.


Para finalizar, vale lembrar que o meu Top 1 até hoje não foi lançado no Brasil.


Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page