top of page

Cade as Expansões?

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 6 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualmente a maioria dos lançamentos populares e/ou mega-produções de boardgames passam pelo KickStarter (KS). E um dos "stretch goals" e/ou "addons" mais populares nesses projetos são expansões adicionais que já foram projetadas junto com o jogo. Em alguns casos essas expansões são parte integrante e requeridas para o jogo base funcionar bem. Isso virou tão comum que até jogos que não passam pelo KS são lançados no mercado com uma ou mais expansões prontas. Basta apenas os consumidores esperem alguns meses para elas, as expansões, estarem disponíveis no mercado.


No começo de dezembro eu dei uma pincelada nesse assunto no post que discutia se vale a pena comprar jogos nacionais ou não. O post era mais amplo e discutia vários tópicos relacionados a compra de jogos publicados pelas editoras nacionais. O objetivo hoje é focar no lançamento de expansões de jogos lançados no Brasil. Infelizmente é um tópico que provavelmente me deixar mal humorado como nosso amigo abaixo:

Minha birra com as editoras é o grande atraso e ou completa falta de expansões para a os jogos por elas lançados. Na verdade, esse problema me afetou após a aquisição da versão nacional dos seguintes jogos: Raiders of North Sea e Summoners Wars. Infelizmente, após pesquisar sobre a situação, descobri que esse era apenas a ponta do Iceberg no que diz respeito a falta de expansões para a versão nacional dos jogos.


A história curta dos jogos citados acima pode ser resumida em: Summoners Wars foi abandonado pela editora sem completar todos os exércitos e as cartas não são compatíveis; Raiders of the North Sea tem o problema de a editora não dar uma posição se vai ou não lançar as expansões as cartas têm verso diferentes nas edições em inglês da edição nacional - a parte mais engraçado é o fato de que os jogadores brasileiros defendem o uso de Sleeve quase de uma forma religiosa, mas você não acha Sleeve com o verso de cor sólido de tamanhos diferentes das cartas de Magic e Yu-Gi-Oh.


Mas, como mencionado anteriormente, o problema é anterior a questão da compatibilidade. Ele, o problema, começa no lançamento de jogos velhos (2 anos no mercado internacionais) que são vendido como novidade aqui no Brasil. Devido a grande latência entre o lançamento nacional e o lançamento brasileiro, é muito comum que expansões dos jogos já estejam disponíveis antes do lançamento brasileiro. Infelizmente as editoras lançam apenas o jogo base, e muitas vezes esquecem das expansões. Só no Ano passado podemos citar o Tzolk'in, Tyrants of the Underdark e Star Wars Rebellion. Esses jogos já tinham expansões quando eles foram lançados no mercado Brasileiro.

Claro, que a editora podia trazer o jogo e as expansões juntas, seja em um "big box" ou com venda separada. Contudo, até o momento nenhuma da editorias nem ao menos fizeram um comprometimento de trazer as expansões do Rebellion ou do Tzol'kin. Ao menos o do Tyrants está anunciado para 2019 pela Kronos.


Isso não ocorre apenas com lançamentos recentes. Infelizmente existe uma lista infindável de jogos abandonados que nunca viram expansões no Brasil: Agricola, Kemet, Concordia, Smallworld e Órleans. Notem que todos os jogos listados são jogos com reputação de serem excelentes, e não um jogo com design de baixa qualidade.


De modo geral, a justificativa dada pelas editoras para não lançar as expansões é o risco financeiro para a editora lançar as expansões. Mas, enquanto um consumidor que procura maximizar seu bem estar (temos que assumir que os consumidores vão cuidar do próprio interesse primeiro), ser obrigado a comprar expansões fora faz com que a a boa vontade em suportar a editora diminua - outra esquisitice do Brasil em que jogadores defendem editoras que vivem literalmente tratando-os sem o menor respeito. O resultado razoável seria o desencorajamento a compra das versões nacionais de jogos, seja pela questão de compatibilidade entre as versões ou pela questão da estética de possuir um jogo em múltiplas línguas. Afinal de contas, tal comportamento transmite uma mensagem de descaso e desrespeito com relação às demandas de seus clientes por parte das editoras.


Claro, que não podemos esquecer que o objetivo das editoras e maximizar seu lucro, portanto elas têm a obrigação de minimizar os riscos de seus projetos. Contudo, abandonar o cliente com uma linha de produto incompleta não é aceitável. E para alcançar tal medida existem opções, bem criativas, que as editoras podem tirar proveito de para conseguir lançar as expansões no Brasil. Um excelente exemplo foi o lançamento do Legend of 5 Rings LCG em que a Galápagos vendeu um pacote em que você recebe o jogo base, mas as mini-expansões todas ao longo do ano. Adicionalmente, financiamento coletivo é sempre uma boa opção, pois as editoras conseguem ter a transparência sobre a viabilidade da expansão no mercado, e passar a responsabilidade do lançamento para os jogadores - não atingiu a meta, a editora pode dizer que fez a parte dela. O lançamento do jogos num combo/big box, onde você pode de cara comprar o jogo mais a expansão a um preço um pouco mais atrativo.


Infelizmente, isso parece uma atitude rara no mercado, e deixa o consumidor com poucas opções coerentes para ter o jogo com as expansões que ele deseja. No fim, eu troquei meu Raiders em português e comprei ele em inglês para juntar com a expansão que eu já tinha em inglês. Tudo isso porque até hoje a editora não tem nem a posição formal sobre a disponibilidade da expansão no Brasil.


Pessoalmente, eu me sinto prejudicando a minha FLGS. Eu vinha comprando um jogo por mês para prestigiar a loja, pois ela tem espaço e ar condicionado disponibilizado para que nosso grupe jogue semanalmente. Mas recentemente passei apenas a pegar jogos pequenos que não tem perspetivas de expansão, pois os fiascos que passei não geram confiança de que as coisas vão mudar. Pois, é muito desencorajador gastar R$250,00 ou mais em um jogo para ajudar a FLGS continuar a operar e a aquisição causar aporrinhação por que a editora não suporta seus produtos adequadamente.


Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page