top of page

Rankings BGG X Ludopedia - Meu Top 10

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 13 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Ao chegar no Brasil, me disseram que existia uma grande diferença na preferência de jogos do Brasileiro versus o resto do mundo (BGG). Em geral, era de se esperar uma grande diferença nas avaliações dos jogadores Brasileiros na Ludopedia em comparação com as mesmas análises na comunidade do BGG. A grande evidência era o Terra Mystica ser o jogo #1 da Ludopedia. Confesso que a princípio eu também tive essa impressão. Então essa semana decidi sentar e verificar se a comunidade na Ludopedia e no BGG realmente avaliam jogos de forma diferenciada.

A maneira mais óbvia e direta de comparar essa avaliação é olhar o Top 10 de ambos sites e comparar as diferenças nos títulos que fazem parte de ambas as listas.

BGG Top 10

Ludopedia Top 10

Comparando ambas as listas podemos concluir algumas coisas interessantes: 1) o Top 10 da Ludopedia foi todo lançado no Brasil, alguns com atraso, mas já disponíveis na língua portuguesa. Kudos para as editoras por estarem bem ligadas nos jogos TOP lá fora; 2) Dos 10 jogos, 7 estão em ambas as listas. Também é interessante notar que os Top 1, 2 e 3 da Ludopedia são o Top 10, 9 e 8 do BGG; 3) Os jogos diferentes nos rankings são euros clássicos na Ludopedia, enquanto no BGG são jogos com campanha/legacy. Uma coisa que pelos comentários que escuto, não parece ter emplacado muito com o Brasileiro. Uma consideração aí e o Scythe, que para mim e um bicho bem diferente, com muita expansão importante e modo de campanha, mas mesmo assim é número 16 na Ludopedia; 4) Me surpreendeu ver o Rebellion rankeado na Ludopedia, principalmente pela dificuldade que tenho de encontrar um parceiro para joga-lo aqui em Niterói.


Confesso que eu estava esperando que os jogos nos TOP 10 dos dois sites fosse um pouco mais variado - percepção sendo desbancada pela realidade. Por isso resolvi comparar mais alguns jogos para ver se notava alguns padrões surgindo. Para tal usei o do meu TOP 10 e fui buscar a posição deles em ambos o sites. Honestamente, eu esperava uma diferença significativa, especialmente nos jogos mais obscuros do meu TOP 10. Caso você queira ver o porque cada jogo entrou no meu Top 10, eu explico isso nos seguintes posts do blog: https://jadedgamer.wixsite.com/jadedgamer/inicio-1/meu-top-10-a-6 e https://jadedgamer.wixsite.com/jadedgamer/inicio-1/meu-top-5-a-1


Eis o resultado da comparação:

Essas dados, mesmo sendo uma amostragem pequena, revelam algumas coisas bastante interessantes e algumas surpresas, pelo menos para mim. Primeiro fato interessante é que para jogos lançados ou já bem estabelecidos no mercado Brasileiro, os rankings se mostraram bem consistentes. A parte engraçada, foi o jogo com o rating mais próximo nos dois sites não foi, nem nunca será lançado no Brasil. Eu diria que o StarCraft muito provavelmente é um ponto fora da curva e uma tremenda coincidência. Já os jogos não lançados ou com uma defasagem grande do lançamento tem um ranking com uma disparidade considerável - olha o Sekigahara.


Esses dados me levaram a pensar em duas hipóteses para explicar esse efeito. A primeira , confesso ser uma surpresa para mim, mas já tinha sido indicada como um grande fator no mercado Brasileiro pelo grupo de jogos em Niterói. uma parcela muito grande da comunidade realmente curti o jogo estar em português e evita jogos em inglês. Já a segunda hipótese para explicar as estatísticas consideradas e a questão de uma parcela grande dos jogadores brasileiros não poderem ou não se interessarem em comprar jogos lá fora.


Notem que as hipóteses não são mutuamente exclusivas, e que fazem que os ratings de jogos não disponíveis via a editora nacional tenham um rank diferenciado na Ludopedia e no BGG. Ambas as hipóteses fornecem uma boa explicação para a falta do Gloomhaven no TOP 10 da Ludopedia apesar dele ser o jogo TOP 1 no BGG.


É interessante notar que o motivo que originou essa análise: a hipótese de que o gosto de jogos dos brasileiros é bem diferente do resto do mercado mundial, não parece ser realidade. Afinal, a semelhança do TOP 10, e a proximidade proximidade dos rankings de jogos que existem em ambos os mercados parecem indicar que mesmo que exista uma diferença no gosto dos jogadores, a diferença não parece ser tão significativa para gerar um ajuste grande em relação ao que é lançado lá fora. Isso sendo verdade, e comprovado por análise em amostras maiores, tem o potencial de facilitar a vida das editoras. Caso isso seja verdade, as editoras podem focar na negociação da licença para publicar os jogos aqui, e potencialmente se basear na lista de Hotness do BGG para determinar se um jogo que terá espaço no mercado brasileiro ou não.


Mais dados são necessários para validar as hipóteses e as conclusões, mas ao menos com essa lista pequena, já é possível visualizar uma estratégia para que qualquer pessoa/editora pode fazer seu processo de seleção de quais jogos fazem sentido vir ou não para o Brasil. Caso as hipóteses sejam confirmadas através da análise de mais dados, elas definitivamente terão um impacto econômico direto no mercado e na comunidade de jogos de tabuleiro do Brasil.

1 Comment


Metelo
Metelo
Feb 14, 2019

O Rcons da Ludopedia forneceu o Top 10 dele, e o mesmo efeito pode ser visto na lista dele. A minha surpresa foi o Hansa Teutonica nao ter tido a diferenca grande no rank dos dois sites



Like

©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page