top of page

Top 10 Jogos de 2018

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 9 de dez. de 2018
  • 5 min de leitura

Já estamos em Dezembro. As "cons" vieram e passaram, e deixaram para nós jogadores quase 5.000 jogos publicados em 2018 (segundo o banco de dados do BGG, a Ludopedia possui em torno de 1.700 registrados). Com certeza teve muito jogo excelente que passou desapercebida pelo meu radar. Mesmo assim, existem jogos que chamaram mais minha atenção que outros.


Com isso, segue os meus jogos preferidos de 2018 até agora. Claro, que muitos clássicos ainda serão descobertos nos próximos anos, e dentro de 5 ou 6 anos me sentirei confortável dizendo que esses são definitivamente meu top 10 jogos de deste ano. Adicionalmente, não incluí expansões nem novas edições de jogos antigos nessa lista, porque senão seria mais da metade da lista.


Sem mais demoras:


#10 - Villainous

É justo se você não achar um bom começo para a lista. Vou ser honesto, o jogo não parece ter muita rejogabilidade, mas o conceito do jogo é, na minha opnião, fantástico. Você joga um vilão dos filmes da Disney. Esse vilão quer apenas completar seus planos maligno, e que em alguns casos nem envolve a dominação do mundo. Seus oponentes interagem com seus planos jogando os heróis do filme para atrapalhar o seu pobre vilão mal-entendido. Isso tudo com um tableau de ações que me lembra muito o do Scythe em que você move um peão do seu vilão em locais importantes do filme. Além disso, você tem um deck de cartas customizado para cada um dos vilões que você usa em conjunto com o tableau para atingir seu objetivo. A assimetria do jogo é muito legal, pois cada vilão tem um deck diferente, ações únicas e condições de vitórias relacionadas ao seu plano maligno que fracassou no filme original.


#9 - Gizmos

Eu sei que esse parece estranho de estar numa lista de Top 10. Mas eu sou muito fã de jogos que são puros na implementação sua mecânica principal como Ascension, Caylus e El Grande. Neles você virtualmente joga com uma única mecânica destilada na sua forma mais pura. E isso que o Gizmos faz, e muito bem, pois ele é um jogo de Engine Build que você foca apenas na construção do seu motor de pontos e botar ele para rodar. Por isso eu gostei muito dele, e se juntou com os jogos mencionados acima como ótimos exemplos de jogos focados em uma única mecânica.


#8 - The Grimm Forest

O Grimm Forest é um jogo de Worker Placement com um tema original super bem integrado com as mecânicas do jogo. Além disso, ele trás miniaturas incríveis de personagens clássicos dos contos de fada. No jogo, você controla um dos porquinhos do conto de fada que viraram construtores de casa. Durante o jogo você que coleta material para construir casas, faz amigos famosos no mundo dos contos de fadas e joga vários desafios relacionados aos universo do jogo, enquanto tenta construir casas de palha, madeira e ou tijolos. No fim, ganha quem construir 3 casas primeiro.


#7 - Lord of Hellas

O Lord of Hellas é um jogo que tinha tudo por estar no topo da minha lista de jogos do ano. Area control, bastante interação, muito tema, miniaturas absurdas de lindas, multiplos modos de vencer o jogo. Infelizmente, para mim, o jogo não fluiu tão bem quanto o esperado. As partidas todas terminaram com vitória por controle de área ou completando a estátua de um dos deuses sem dar tempo para completar as demais condições de vitória, que no papel são super interessantes, mas acabam irrelevantes devida a implementação do jogo.


#6 - Architects of the Western Kingdom

Alocação de trabalhadores, com um muitos trabalhadores por jogador. Isso gera a pressão de continuar intensificando a mesma ação e correr o risco de ter muitos deles presos em uma única jogada do oponente, ou começar outra ação com retorno menor mas distribuir seus riscos. Isso foi muito interessante nogo. Além disso, o jogo tem turnos rápidos e quase sem down-time com várias opções de estratégias viáveis..


#5 - Teotihuacan

O jogo é baseado em um rondell gigante que é montado aleatoriamente no começo da partida. Rondell é uma das minhas mecânicas favoritas em jogos, logo não é uma surpresa que eu gostei muito desse jogo. A grande crítica que tenho é que apesar de existirem outros modos de conseguir VPs (pontos de vitória), você precisa participar da construção da pirâmide, pois sem ela você vai ficar para trás, especialmente se saírem múltiplas tecnologias que dão pontos extras para a construção da dita pirâmide.


#4 - Dice Settlers

Eu adoro jogos 4X, e esse ano um novo tipo de jogos 4X apareceu no mercado. São jogos 4X com ação de dados e com uma proposta de levar menos de 1 hora. Junte a isso um jogo inspirado no dice pool building do Quarriors/Dice Masters e você tem o meu interesse. Coloca um elemento de controle de área com um pouco de conflito e você tem minha atenção. O tema é de civilização, mas a incorporação e bem leve, e por isso ele não ficou mais alto na lista.


#3 - SpaceCorp

Eu adoro jogos com tema espacial, costumo brincar que um jogo no espaço ganha um bônus de 2 pontos na minha nota no BGG. Some ao tema, colonização espacial ao longo de quase 300 anos de avanços tecnológicos, um jogo econômico, e definitivamente vai entrar na minha coleção. O jogo é longo (3+ horas) e grandioso (com 3 tabuleiros diferentes - 1 para cada fase), onde você vai colonizar os planetas internos do Sistema solar na fase 1. Na fase 2 você coloniza Júpiter e os planetas mais distantes do sol. Por último, cada jogador parte para colonização das estrelas próximas a terra. Tudo isso procurando controlar a empresa mais lucrativa no fim do jogo.


#2 - Heroes of Land, Air and Sea

Um 4X verdadeiro, em que todos os elementos estão presentes e proporcionam um caminho único para iniciar o fim do jogo. Infelizmente, o mapa não é modular, mas com 12 tribos para jogar, e sabendo que uma partida acaba antes de você fazer tudo que pode com a sua tribo, isso me deixa confiante que o jogo possui bastante rejogabilidade. Confesso que alguns dos feitiços são poderosos demais, e o vencedor ser determinado com VPs que são dificil de manter atualizado na cabeça é um tanto chato, mas nada que inviabilize o jogo.


#1 - Rising Sun

Esse não deve ser surpresa para ninguém, pois o jogo está no meu Top 10. Repetindo a razão dele estar na minha lista: Esse é outro jogo do tipo "dudes on the map". Só que ele tem uma dinâmica muito forte de negociação, e apesar de aparecer como um wargame, ele na verdade é um Euro com múltiplos caminhos para vitória. Combate é apenas uma das formas de ganhar o jogo. Obviamente, o tema japonês e as miniaturas lindíssimas sempre ajudam, mas Rising Sun é um jogo controle de área elegante e de uma profundidade estratégica muito grande.


Quais são os seus 10 jogos preferidos de 2018?

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page