top of page

Gùgõng Playthrough

  • Foto do escritor: Metelo
    Metelo
  • 19 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

No feriadão (15/11) juntei o pessoal do grupo de Euro de Niterói para jogarmos um dos lançamentos mais esperados desse Essen: Gùgõng.

O jogo é um worker placement com a temática do período da história chinesa em que era hábito a troca de presentes com oficiais do governo para conseguir alguma forma de benefício com dito funcionário público. Na prática o presente dado era mais, bem mais, caro que o recebido. Mecanicamente isso é representado por troca de cartas na posição que você quer ativar. Dessa forma, você pode executar a ação do espaço se sua carta for maior que a atualmente existente no espaço - você deu um presente mais valioso para o servidor público. Caso a carta seja de valor menor você pode descartar uma carta ou dois dos seus servos para executar a ação. Lembrando que cartas representam ações, e servos são elementos que potencializam a eficiência da ação.


Dentro das ações possíveis você pode: viajar pela china coletando pequenos bônus no jogo; trabalhar na construção da grande muralha; coletar Jade; causar intriga; Influenciar no palácio; ganhar acesso aos decretos (poderes e pontos no final do jogo); e navegar pelo grande canal. Cada uma delas ajuda você a avançar o seu plano de jogo. Mas cuidado que o jogo exige que você obtenha uma audiência com imperador antes de poder ganhar o jogo - é isso mesmo, sem chegar ao topo do palácio você não pode ganhar o jogo. Por último, no fim do turno você mostra quantas cartas que são do mesmo valor de um grupo de dados rolados no começo da rodada. Cada carta que coincide o valor com um dado dá trabalhadores extras para o próximo turno, assim como 3 VPs e avança do representante no palácio para quem teve mais cartas coincidindo com o número dos dados.


No final, quem tiver mais pontos ganha o jogo. O Score no fim do jogo é bem simples e rápido: um score final da wall, score os pontos do decree, dos palácio e a quantidade de Jade adquirida por cada jogador.

Setup inicial do Jogo

Então vamos a nossa partida. Eramos 4 jogadores:

  • Leo - Amarelo

  • Claúdio - Azul

  • Carlão - Branco

  • André (eu) - Lavanda, rosa ou roxo claro. Realmente não tenho certeza da cor, porque não era bem nenhuma dessas 3.

No começo ficou claro que o Leo ia focar em pegar Jades, o Cláudio nos decretos e intriga, o Carlão no palácio e decretos e eu na muralha e canal. Eu fui para o canal para rapidamente ganhar as ações extras todo turno.

Final do primeiro dia

Infelizmente, não sei se foi um bom plano ou não para o jogo, pois não acredito que executei muito bem as ações. Note que fiquei com 3 cubos presos na muralha e dois no canal. No fim do primeiro dia eu não completei a navegação e só ativei a muralha uma vez. Por isso fiquei com muitos cubos presos no tabuleiro e não tive servos o bastante para o segundo dia, e o jogo realmente complicou para mim. E não fui apenas eu que tive problemas com a execução da estratégia planejada. Os outros jogadores também comentaram no final que não gostaram muito como as ações deles ficaram sequenciadas durante o jogo.


Pela falta de cubos, meu segundo dia foi bem ruim. Pelo menos consegui a ação extra com o meu barquinho. Não deixa a foto enganar, pois apesar de não aparecer tão ruim, eu não estava posicionado para fazer nada no terceiro dia.

Fim do segundo dia

No terceiro dia, ficou bem claro que a audiência com o imperador não é tão difícil de conseguir como achamos que seria. Entretanto, chegar lá primeiro é importante, pois a ordem de chegada afeta quantos pontos você recebe no fim do jogo. Já de olho no fim do jogo o Carlão coletou o Decreto de 8 pontos no fim do jogo assim como foi o primeiro a chegar no imperador. Nesse ponto do jogo, o Leo já estava com 5 Jades e todos nós achamos que ele levaria o jogo pela quantidade de pontos que ia marcar, mas com um pouco de planejamento Cláudio e eu conseguimos diminuir a vantagem que ele com as jades, e ele não estava posicionado para marcar muitos pontos nas outras áreas do tabuleiro. Nesse turno o Carlão passou a focar na muralha para marcar 4 pontos por ciclo de construção.

Fim do terceiro dia

O quarto dia foi basicamente a correria para conseguir acabar as coisas que não estavam prontas. Infelizmente eu cometi um pequeno erro, pois passei a chance de conseguir uma jade Extra e ter marcado uns pontos (5) a mais . Foi interessante ver o foco no canal passar de ganhar acão extras, para marcar 4 VPs.

Fim do quarto dia

Neste ponto ficou claro que apesar de ter muita Jade, o Leo não ia ter muita chance, pois ele não tinha pontos nos decretos, e foi o último a chegar no topo do palácio. No fim, o Carlão ganhou o jogo, com o Cláudio em segundo bem próximo. O Leo e eu um ficamos um pouco mais atrás - na verdade nem passamos para a 2a metade da track do placar.

Fim de Jogo

Confesso ter sido surpreendido com o jogo ser tão aberto e permitir vários caminhos para vitório. Na leitura das regras e review o jogo me passou uma sensação de ser bem scriptado, e não foi a percepção que tivemos após jogá-lo. Vale ressaltar, que já existem comentários no BGG de que é necessário investir nas Jades para ganhar o jogo, além da trilha do palácio ser mandatória.


Infelizmente, todos nós concordamos que não fomos muito eficientes em nossas ações para dizer que jogamos bem. Na verdade, tenho certeza que joguei muito mal. Por isso é melhor tratar as estratégias e resultados desse primeiro jogo como um experimento para conhecermos como o jogo funciona, e aceitar que estávamos apenas molhando nossos pés nas opções de estratégia que o jogo proporciona. Já estou esperando pela próxima chance de jogar ele de novo.

Comments


©2018 by Jaded Gamer. Proudly created with Wix.com

  • twitter
  • linkedin

Cadastre-se

bottom of page